Página Inicial > Notícias > Parceria com setor público fortalece agricultura familiar

Parceria com setor público fortalece agricultura familiar

Na quarta-feira (23), secretário de Agricultura de São Luís e diretora-geral da unidade do IFMA assinaram termo de cooperação
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 28/08/2017 16h56
  • última modificação 28/08/2017 16h56

Termo de cooperação entre Campus Maracanã e Semapa beneficia pequenos produtores

O campus do IFMA situado no bairro Maracanã, em São Luís, firmou parceria com a administração pública municipal para o desenvolvimento do setor agropecuário da cidade. Na quarta-feira (23), o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, e a diretora-geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim, assinaram termo de cooperação articulando as atividades de ambas instituições, com o fim de fortalecer a produção local.

Segundo Lucimeire Amorim, o convênio abrange uma variedade de iniciativas. Como o Campus Maracanã tem oferta de cursos técnicos e de graduação e desenvolve projetos de extensão na área das Ciências Agrárias, os alunos poderão ser absorvidos como estagiários na estrutura do órgão parceiro, bem como realizar visitas técnicas, ampliando o conhecimento apreendido nas aulas. Mas além do aspecto educacional, a cooperação também busca favorecer a tramitação de processos para a emissão pelo poder público de selos de inspeção municipal (SIM) relativos aos produtos originados no campus. A gestora explicou que, obtendo os registros de inspeção da Prefeitura, espaços como a Casa do Mel ou o laboratório de processamento de leite poderão ser formalizados e funcionar em conformidade com os padrões técnicos e legais, e os produtos poderão ser comercializados sem restrição.

Atualmente, o campus dispõe do selo de inspeção para o abate de aves, e iniciou processo para expandir a licença para o abate de caprinos, ovinos e suínos, e para a produção apícola. Quanto à contrapartida do Instituto, Lucimeire Amorim informou que, a partir da autorização, o Campus Maracanã disponibilizará sua estrutura para a capacitação dos pequenos produtores de São Luís assistidos pela Semapa.

Referindo-se à comunidade da Vila Esperança, no entorno do Campus Maracanã, a diretora considerou o grande potencial de crescimento de atividades produtivas, apesar de dificuldades enfrentadas pelos moradores. Ela mencionou o projeto de extensão voltado para a apicultura, que levou à comunidade treinamento no manejo de abelhas e processamento das técnicas produtivas, e envolveu especialmente as mulheres. Lucimeire Amorim ressaltou que, embora iniciem com turmas pouco numerosas, tais iniciativas de apoiar o empreendedorismo na comunidade podem repercutir no desenvolvimento da produção local.

Segundo a gestora, o Campus Maracanã integra a cadeia de políticas de desenvolvimento do setor agrícola, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os quais fortalecem os pequenos produtores. A unidade do IFMA e a Semapa já tinham estabelecido apoio anteriormente para fomentar a agricultura familiar em São Luís. Lucimeire Amorim disse que o campus realiza outros projetos de extensão com a comunidade próxima, engajando os próprios alunos e servidores. Ela levantou a possibilidade de fazer funcionar uma feira no espaço do campus, agregando produtores e consumidores.

Semapa

Sobre a parceria, o secretário Ivaldo Rodrigues (Semapa) considerou a importância científica e tecnológica do Campus Maracanã, assim como a política de extensão curricular, que serão consolidados com a parceria institucional. “Seremos um campo de extensão dessa ciência e tecnologia, e dessa busca de aperfeiçoamento”, disse o secretário, reforçando que as oportunidades de estágio alcançarão alunos tanto do ensino técnico de nível médio quanto dos cursos superiores nas áreas de Ciências Agrárias. De acordo com Ivaldo Rodrigues, os estagiários atuarão diretamente com os produtores acompanhados pelo órgão público, ou na superintendência de inspeção e defesa sanitária, ao lado de médicos veterinários, dentre os vários setores na abrangência da Secretaria. Ele informou que a Semapa tem interesse de estender a parceria aos demais campi do IFMA. “Os nossos alunos e produtores vão receber dessa parceria entre Semapa e IFMA algo imprescindível para que possam consolidar uma política de produção”, concluiu o gestor, a respeito da celebração do convênio.