Página Inicial > Notícias > Projeto oferece aulas para estudantes da rede pública

Projeto oferece aulas para estudantes da rede pública

Iniciativa atende alunos do 1º ano do campus e do 9º ano da UEB Haydé Chaves.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 14/03/2019 12h50
  • última modificação 14/03/2019 12h51

Construir habilidades e competências fundamentais em português e matemática. Esse é o objetivo do projeto de extensão Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática Básica, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Maracanã. Coordenado pelo professor Emerson Dantas, o projeto tem como público-alvo estudantes do 1º ano do campus e do 9º ano da Unidade de Educação Básica (UEB) Haydé Chaves, escola da rede pública de ensino de São Luís, que fica no bairro Vila Esperança, onde também se localiza o IFMA.

O projeto se inspirou na iniciativa realizada pelo Campus São Raimundo das Mangabeiras em 2016 e proporciona a interação e o desenvolvimento dos estudantes, buscando a melhoria do seu desempenho no Ensino Médio e, posteriormente, em vestibulares, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O nivelamento ajuda a desenvolver habilidades de leitura, compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais, assim como o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, análise de dados numéricos e a resolução de problemas, que são requisitos fundamentais não só nas áreas de Linguagens e Matemática, mas também nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Vale ressaltar que o projeto busca combater algumas dificuldades que os alunos apresentam nessas disciplinas por meio de explicações e exercícios, que são trabalhados de forma contextualizada e interdisciplinar. O projeto conta com o apoio de professores das áreas de Linguagens e Matemática do IFMA Campus Maracanã e espera-se que os alunos, ao final do curso, obtenham conhecimentos essenciais para solucionar as questões do Enem com mais segurança e competência.

Professor(a) de Português / habilidade Professor(a) de Matemática / habilidade
Adriana Geisa / Leitura e interpretação de texto Valdir Mouzinho / Problemas envolvendo as quatro operações
Angelica Valony / Gêneros textuais e figuras de linguagens Antônio Landry / Problemas envolvendo Números inteiros e Números Racionais
Ana Carusa / Ortografia e acentuação Isaque Ramos / Potenciação e iniciação científica
Carolina Batista /Introdução à morfossintaxe e classe de palavras Mário César / Radiciação
José Raimundo / Concordância e regência – verbal e nominal Luciano Gomes / Perímetro e áreas das figuras planas
Simulado Simulado

Dos 15 alunos do 9o ano da UEB Haydé Chaves, três foram aprovados no Seletivo IFMA 2019 para o curso técnico em Agroindústria: Alisson Barroso Freitas, Elida Cristine Santos Pereira e Rayonan Oliveira Chagas.

registrado em: