Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Condir/Maracanã aprova Regimento Interno do conselho e Plano de Ação do campus para 2020

• publicado 07/11/2019 18h34
  • última modificação 14/11/2019 09h59

Conselho Diretor do IFMA – Campus Maracanã

Reunido nesta quarta-feira (06), o Conselho Diretor (Condir) do Campus Maracanã aprovou dois importantes documentos: o Regimento Interno do conselho e o Plano de Ação para o ano de 2020 no campus. Como o Plano de Ação era o ponto central da pauta, foram discutidos seus principais itens, incluindo o planejamento orçamentário (com destaque para as ações de manutenção do campus e de assistência estudantil, em virtude da redução orçamentária), além do calendário escolar e a oferta de cursos em todos os níveis e modalidades de ensino.

Cada uma dessas temáticas foi debatida de forma colaborativa, até que se chegasse à tomada de decisão. “A participação do Condir junto à gestão do IFMA – Campus Maracanã é de grande relevância para o cumprimento dos princípios democráticos que devem nortear as instituições”, destacou a diretora geral do campus, Lucimeire Amorim Castro.

O Regimento Interno do Condir/Maracanã, aprovado na reunião, estabelece, ao longo de 77 artigos, a finalidade, constituição e competências do órgão; sua estrutura e organização; a orientações para as reuniões plenárias; e o fluxo para apresentação de propostas e todo o processamento. Pelo regimento, ficou instituído, no artigo 1º, que o Condir é o “órgão máximo no âmbito do campus, de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar”.

No Plano de Ação aprovado para 2020, foram detalhados os objetivos e metas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, seguindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Essas ações foram ajustadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2020), que prevê a destinação de apenas R$ 2.618.976,88, 39,8% a menos, em relação ao ano de 2019.

O plano em números

O plano traça 58 objetivos na área de Ensino, 16 para Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, 18 na área de Extensão e Relações Institucionais e 48 referentes ao Planejamento e Administração. Atualmente, o Campus Maracanã possui 13 grupos de pesquisa, além de duas investigações fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 21 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e oito pelo próprio IFMA.

Estão previstos, para o próximo ano, 66 projetos de pesquisa e inovação, 32 projetos de pesquisa e inovação voltados aos arranjos produtivos locais e 39 projetos de extensão. Segundo calendário acadêmico, as aulas do Ensino Médio/Técnico iniciarão no dia 27 de janeiro. Para os veteranos dos cursos superiores, as aulas terão início no dia 10 de fevereiro e, para os calouros, no dia 17 de fevereiro.

Participaram da reunião os conselheiros e conselheiras Lucimeire Amorim Castro (diretora geral e presidente do Condir), Jeovani Machado Rodrigues, Patrícia Helena Mendes Portelada, Soraya Tatiara Costa Lopes Chicar, Thiago Palhares Farias, Marcondes Lopes Leite, Paulo Roberto Garces Gonçalves Junior, Maria Alice Cadete Silva Lisboa e Álvaro Bezerra de Almeida Junior. Também estiveram na reunião a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cledes Fernanda, e o chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, Dorival dos Santos.

Conselho Diretor reunido no dia 06 de novembro de 2019