Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Estudantes dos polos de Pedro do Rosário, Presidente Sarney e Nina Rodrigues fazem visita técnica ao Campus Maracanã

• publicado 09/01/2020 14h38
  • última modificação 09/01/2020 14h40

Alunos da educação a distância conhecem unidades de produção do Campus Maracanã

Nos meses de janeiro e fevereiro, enquanto os alunos das modalidades presenciais estão de férias, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã recebe os estudantes da educação a distância (EaD), que fazem o Curso Técnico em Agropecuária, em 18 municípios polos. A primeira rodada das visitas técnicas aconteceu na sexta-feira (03) e no sábado (04), com as turmas dos municípios de Pedro do Rosário, Presidente Sarney e Nina Rodrigues.

Foram dois dias intensos, de imersão nas unidades educacionais de produção, para que os alunos e alunas pudessem conhecer técnicas de diferentes cadeias produtivas, tanto animal quanto vegetal. Divididas em três grupos, com orientação dos técnicos Júlio Garcia, Anísio Pinheiro e Gilnandro Veras, as turmas passaram pelos setores de mecanização, suinocultura, bovinocultura, piscicultura, avicultura, fábrica de ração, ovinocaprinocultura, olericultura, fruticultura e laboratório de sanidade animal. “Foi muita novidade. Hoje a gente está tendo a oportunidade de ver na prática, vendo cada espécie de animal, entendendo como ele vive, como produz. Está sendo muito gratificante. A aprendizagem está sendo 100%”, contou, animado, o aluno Cláudio Henrique Nunes da Silva, de Nina Rodrigues.

A estudante Cleiane dos Santos Pereira, de Pedro do Rosário, ficou ainda mais entusiasmada com o curso e já planeja voltar ao Campus Maracanã para o estágio curricular. “Estamos vendo o conhecimento na prática, podendo entender como realmente funciona. O setor que mais me chamou atenção foi o de suinocultura. Eu fiquei encantada com os suínos. Eu queria muito poder estagiar aqui, porque tem todas as áreas e tem todos os recursos que a gente precisa para aperfeiçoar a nossa prática, para desenvolver um bom trabalho como técnicos em Agropecuária”, destacou a aluna.

No segundo dia, antes de retornarem às suas casas, os alunos e alunas ainda entraram na trilha ecológica, que foi aberta na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, com fragmentos de floresta amazônica. De acordo com a coordenadora de Projetos e Programas, Jandira Pereira Souza, os encontros presenciais têm sido um ponto forte da experiência do campus com educação a distância. Professores e a equipe de gestão saem de São Luís e passam por todos os polos, para aulas e reuniões, mas também sempre é reservada uma etapa de visitas técnicas ao Campus Maracanã.

Equipe de gestão e estudantes dos polos de Pedro do Rosário, Presidente Sarney e Nina Rodrigues

Acolhida

Antes da visita às unidades educacionais de produção, as turmas foram reunidas no Espaço Cultural, onde conheceram um pouco da história de 72 anos da instituição e receberam orientações sobre alojamentos, refeitório e regras internas. Nas boas vindas, a diretora geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, comentou o nível de aproveitamento do curso. “Temos cerca de 1300 alunos frequentando o nosso curso, nos 18 polos. Isso é um aproveitamento excelente para a educação a distância. Isso significa que está dando certo o que estamos fazendo; está funcionando o nosso trabalho. Está funcionando também o desejo e a expectativa de vocês com um curso técnico”, comemorou.

Lucimeire ressaltou, ainda, a importância das cadeias produtivas rurais para o Maranhão. “Estamos aqui juntos e temos um propósito, que é o de formar vocês nesse curso técnico em Agropecuária, que é de grande relevância para o Estado do Maranhão; é de grande relevância para cada município de vocês, para cada comunidade, para que a gente realmente possa desenvolver este Estado pelo que ele tem de mais precioso”, afirmou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César, participou da acolhida aos alunos e enfatizou o compromisso do IFMA com a qualidade da EaD. “Quando vi a professora Lucimeire anunciar que o Campus Maracanã estava fazendo uma parceria com 18 municípios, isso encheu meus olhos, ao ver que realmente esse é um projeto que já deu certo. A quer aprender com o Maracanã, que faz isso com maestria, para que a EaD do Maranhão se desenvolva como merece. Queremos fazer estreitar parcerias com os municípios, mas queremos fazer isso com qualidade”, garantiu.

As próximas visitas técnicas serão feitas pelos municípios polos de Cururupu, Palmeirândia e Matinha (dias 10 e 11/01); Matões do Norte (dias 16 e 17/01); Brejo e Tutóia (dias 24 e 25/01) e Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá e Santa Rita (dias 30 e 31/01). As turmas do Pronatec, nos polos de Barreirinhas e Tutoia, estarão no campus nos dias 24 e 25/01. Ainda serão feitos os agendamentos do mês de fevereiro. Os polos de Cajari, Paço do Lumiar e Humberto de Campos já estiveram no Campus Maracanã, nos meses de agosto, novembro e dezembro, respectivamente.