Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Campus Maracanã concede auxílio inclusão digital para 535 estudantes

Campus Maracanã concede auxílio inclusão digital para 535 estudantes

• publicado 09/09/2020 18h45
  • última modificação 09/09/2020 18h45

Para viabilizar a participação de mais estudantes nas aulas não presenciais, que devem iniciar até o final do mês de setembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã concedeu auxílio inclusão digital para 535 alunos e alunas, por meio de dois editais. Os benefícios foram direcionados a quem tinha dificuldade de acesso à internet e/ou a equipamentos que possibilitassem a presença em aulas on-line.

A modalidade “Auxílio Financeiro para Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação e Acesso à Internet” teve 206 estudantes contemplados(as), com o valor de R$ 1.000,00. Parte desse valor, R$ 520,00, deve ser utilizada para a aquisição de um tablet, com entrada para chip de rede móvel. Se o aparelho tiver preço menor do que essa quantia, o restante do dinheiro precisa ser devolvido, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Quando as aulas presenciais retornarem, esse equipamento pode ficar com o(a) aluno(a) ou ser entregue à Biblioteca José Murilo de Souza Muniz, do campus. A nota fiscal do produto deve ser encaminhada ao Departamento de Assuntos Estudantis (DEAE).

Com a outra parte dos recursos, R$ 480,00, deve ser adquirido chip de telefonia móvel e/ou serviços de acesso à internet móvel 3G/4G, a partir de 10G, ou ainda pode ser contratado um plano de internet banda larga. O montante foi pago em parcela única, para custear as despesas até o mês de dezembro de 2020. A próxima etapa é o preenchimento e envio do Termo de Compromisso (Equipamentos e Internet) – baixe aqui.

Na modalidade “Auxílio Financeiro para Acesso à Internet”, foram beneficiados(as) 329 estudantes, com o valor de R$ 480,00. O pagamento deve ser efetivado até a próxima semana. Com esse recurso, é permitida a aquisição de chip de telefonia móvel e/ou serviços de acesso à internet móvel 3G/4G, a partir de 10G, bem como o pagamento de plano de internet banda larga. Depois do recebimento, também é necessário preencher e enviar o Termo de Compromisso (Internet) – baixe aqui.

Os termos devem ser encaminhados ao e-mail deae.maracana@ifma.edu.br, como imagem ou em formato PDF. Quem não conseguir imprimir o modelo do termo, pode escrever todo o texto à mão, tirar uma foto e enviá-la. Não é preciso apresentar comprovante do contrato de serviços de internet, mas, no final do ano, deve ser entregue um termo de uso. O monitoramento será feito pela frequência às aulas.

A equipe do DEAE, que coordena essa ação, está a disposição para tirar dúvidas sobre os editais de inclusão digital, pelo WhatsApp (98) 98473-1610, das 8h às 17h30. Os alunos e alunas também podem buscar mais informações junto à coordenação de seu curso.