Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA/Maracanã abre 550 vagas de cursos técnicos, na modalidade EaD, em dez polos

• publicado 14/01/2021 12h14
  • última modificação 14/01/2021 12h22

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã abriu 550 vagas para os cursos técnicos em Hospedagem, Meio Ambiente e Cooperativismo, na modalidade educação a distância (EaD), em dez polos. A oportunidade chega aos municípios maranhenses por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições vão até o dia 08 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico.

As vagas são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio. O Curso Técnico em Hospedagem, com duração de 18 meses, será oferecido nos municípios de São Luís, Barreirinhas, Tutóia e Santa Rita. Para o Curso Técnico em Meio Ambiente, com duração de 24 meses, as vagas foram abertas nos municípios de Bequimão, Pedro do Rosário e Nina Rodrigues. O Curso Técnico em Cooperativismo, com duração de 18 meses, foi ofertado aos municípios de Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Pinheiro e Santa Luzia do Paruá.

Cada curso tem 50 vagas, obedecendo às políticas de cotas para deficientes, pretos(as), pardos(as) e indígenas e de acordo com a renda per capita.

Confira os documentos que precisam ser anexados ao formulário de inscrição

• RG
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de quitação eleitoral (obrigatório para maiores de 18 anos)
  • Certificado de reservista (Candidatos do sexo masculino)
  • Formulário de autodeclaração para concorrer às vagas reservadas para pretos(as), pardos(as) e indígenas (FAÇA DOWNLOAD DO MODELO: Autodeclaração para pretos, pardos e indígenas)
  • Documento para comprovação de renda familiar bruta mensal (obrigatório para quem se inscreveu nas cotas com renda igual ou inferior a 1,5 salários por pessoa da família) (VEJA A LISTA DE DOCUMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA COMPROVAR RENDA: Documentos que podem ser usados para a comprovação de renda)
  • Documento de escolaridade (Certificado ou Declaração de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar – Obrigatório os dois) (MODELO DE DECLARAÇÃO PARA QUEM ESTUDOU EM ESCOLA COMUNITÁRIA, FILANTRÓPICA OU CONFESSIONAIS: Declaração de ter estudado em escolas filantrópicas).