Página Inicial > Notícias - PE > Notícias (Destaque Foto Grande) - PE > Seminário de Iniciação Científica e Agroexpo marcam programação da SNCT no Campus Maracanã

• Henmille Dayna (estagiária). Supervisão: Romulo Gomes
  • publicado 24/10/2022 17h56
  • última modificação 24/10/2022 17h56

Estudantes dos cursos superiores e do Ensino Médio/Técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã participaram da programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realiza entre os dias 17 e 21 de outubro. Para a edição deste ano, foi escolhido o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e inovação no Brasil”. O campus abrigou diferentes atividades, como palestras, exposição de pesquisas e atrações artístico-culturais.

Na abertura, para falar sobre o tema central, foi convidado o professor Antônio Evaldo Almeida Barros, do curso de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O debate, que ocorreu na segunda-feira (17), foi mediado pelo professor Herliton Nunes.

De terça-feira (18) a quinta-feira (20), aconteceram as apresentações do Seminário de Iniciação Científica (Semic), evento em que bolsistas divulgam os resultados de suas pesquisas. Foram 62 trabalhos, desenvolvidos nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Recursos Pesqueiros, Zootecnia, Engenharia Sanitária, Agronomia, Ciências Exatas e da Terra, Ciência da Computação, Física, Tecnologia em Alimentos, Saúde Coletiva, Química e Medicina Veterinária.

Esses estudos são fomentados por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – Ensino Médio, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – Ensino Superior e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O Semic foi organizado pelo Núcleo de Pequisa e Pós-Graduação, coordenado pelo professor Khey Albert. A diretora geral em exercício, Cledes Castro, reconheceu os esforços de estudantes e orientadores, mesmo após tantas dificuldades. “A qualidade dos trabalhos apresentados mostra a dedicação, para fazer acontecer um evento tão importante para a educação”, ressaltou.

Agroexpo 2022

Para encerrar a semana, foi realizada a Agroexpo 2022, mostra que reúne trabalhos científicos, boas práticas de produção e resultados de projetos de extensão, além de atrações culturais. Os professores Khey Albert e Carlos Cavalcante fizeram uma apresentação musical. O IFMA Crioula, grupo de tambor de crioula organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), também marcou presença.

O encerramento do evento contou com a participação do diretor geral, Jeovani Machado Rodrigues, que fez um discurso sobre a resistência de estudantes e servidores. “Aqui está sendo refletida a história de luta e resistência de nossa instituição e de todos que fazem parte dela. Buscamos manter um evento tão importante, como é a Agroexpo, para a formação científica, humana e cultural dos jovens”, destacou o diretor.

A mostra foi examinada por um Comitê Avaliador, composto por três servidores do quadro efetivo do IFMA Maracanã. Como premiação, os vencedores receberão um dia de passeio no Valparaíso Adventure Park.

Confira os três trabalhos premiados:

1º lugar

1ª Lugar – Artêmia salina na alimentação de peixes e camarões Orientador: Prof. Carlos Costa Cavalcante Coorientador: Prof. Paulo Roberto Sousa Lima Componentes: Ana Mercês Costa de Freitas, Daliana Sampaio Santos, Janúbia da Silva Azevedo, Kayllane Nunes Gomes, Klesyane Nunes Gomes, Maria Vitoria Gomes da Silva, Mary Cristina dos Santos Gomes e José de Arimateia Alves.

2º lugar

2ª Lugar – O descarte irregular de máscaras hospitalares no Maracanã Orientadora: Profa. Cecilia Maria Cardoso Freitas Borges Coorientadora: Ramayanna Pinto Lisboa Oliveira dos Santos Componentes: Valtemir Cutrim, Luciene Ferreira dos Santos, Jadson Douglas Mendes Rocha, Ivanildo Nunes, Geofran Alexandre Costa, Francisca Adriana Cardoso de Oliveira, Alexandre Brito Oliveira e Maria Helena Silva Santos.

3º lugar

3ª Lugar – A importância do ensino das leis ambientais para a sustentabilidade do ambiente Orientadora: Profa. Cecilia Maria Cardoso Freitas Borges Coorientadora: Ramayanna Pinto Lisboa Oliveira dos Santos Componentes: Kleycilene de Jesus Nunes Santos, Marcella Barros Magalhães, Diellen de Jesus Souza Lopes, Jamile Teixeira, Helena Minéia Rocha da Silva e Maria Cecília de Freitas Borges.