Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Núcleos de Inclusão > Necessidades Específicas
Início do conteúdo da página

Necessidades Específicas

publicado 30/04/2015 19h29 | última modificação 10/07/2015 18h22

NAPNEO Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é um setor deliberativo e consultivo, que responde pelas ações do Programa “Ação Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas” (TECNEP) na instituição.

 

O núcleo visa a promover a inclusão de pessoas com necessidades específicas que ingressam no campus, contribuindo com as condições adequadas para o seu acesso, permanência e conclusão com êxito dos seus cursos. Promovem-se, assim, ações inclusivas para o exercício da cidadania, a convivência, a aceitação da diferença, a quebra das barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas.

 

A comissão do NAPNE é composta por técnicos administrativos e professores do Campus. Atualmente, fazem parte da comissão: Elysmila Marques (Revisor de texto braile), Laís Farias (Tradutor/ intérprete de Libras), Ana Kennya Gutman (Professora), Cassandra Renata Cordeiro da Silva (Professora), Helen Cristine Vinhote (Professora), Maria do Socorro Botelho (Professora), Gilvandro Veras de Sousa (Auxiliar em Agropecuária), Michelle de Cássia Barros Nascimento (Pedagoga) e Rafaela Braga Monteiro (Bibliotecária).

 

Atividades já realizadas pelo NAPNE/Campus Maracanã

Sabe-se que a educação especial perpassa por todos os níveis da educação. Dessa forma, é importante que o Núcleo participe das atividades realizadas no campus. O Napne participou da Semana do Meio Ambiente, com a oficina “Orientação e Mobilidade: conhecendo o Campus São Luís Maracanã”, que abordou as diversas possibilidades da vivência e convivência das pessoas com deficiência visual, destacando os seguintes temas: relacionamento entre pessoas cegas e videntes; atividades em grupo; treinamento dos sentidos remanescentes; habilidades básicas: técnicas com a utilização do guia vidente; desenvolvimento da orientação; locomoção em ambientes do Campus São Luís – Maracanã.

 

Dia da Oficialização da Libras

LibrasO Napne promoveu atividade alusiva ao Dia da Oficialização da Libras. No momento, os alunos do campus tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a Língua Brasileira de Sinais. Buscou-se, ainda, desmistificar os preconceitos sobre a surdez, para que haja uma inclusão de fato das pessoas com necessidade específicas. Atualmente, o campus realiza um curso básico de Libras voltado para os alunos da modalidade integrada.

 

 

Campeonato de Goalball

O IFMA- Maracanã já foi sede do campeonato Norte/ Nordeste de Goalball. Foram mais de 40 atletas de cinco times diferentes.

O Goalball é uma modalidade desportiva coletiva, originariamente, para a prática de pessoas com deficiência visual, podendo, no entanto, ser jogada por quaisquer indivíduos, desde que para isso estejam equipados com “eyeshades”, vendas homologadas pela Federação Internacional de Desporto para Cegos (IBSA) que anulam qualquer informação visual do jogador.

 

Semana da Pessoa Com Deficiência 

BRAILEO NAPNE realiza a Semana da Pessoa com Deficiência.  Na sua 3ª edição, abordou a temática “Inclusão e acessibilidade: transpondo as arreiras atitudinais”, com a participação da professora Adriana, do Campus Imperatriz; do professor Derocy Reis do CAP DV e revisor de Braile, do Campus Monte Castelo; e da assistente social Rosanilce. Na programação da Semana, houve a oficina de Laticínios, ministrada pelo professor Marcio Augusto Sant’Ana, voltada para as mulheres da Associação de Cegos do Maranhão (ASDEVIMA). Elas tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de Leite do Campus Maracanã e aprender processo de fabricação de alguns produtos derivados do leite.

Fim do conteúdo da página